Criar um Site Grátis Fantástico
Caça aos fantasmas
Caça aos fantasmas

 

Caça aos fantasmas

 

 

https://www.diariobahia.com.br/colunista/cyro-de-mattos.html

 



Neste começo de governo, tanto o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PP), como o de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), adotam posturas semelhantes.

A ação mais enérgica, talvez a principal, é o anúncio de corte no número de cargos comissionados. No popular, é a boa e velha "caça aos fantasmas".

A já alardeada intervenção é em nome da austeridade – e do cumprimento da real e ao mesmo tempo abstrata Lei de Responsabilidade Fiscal.

Tal dispositivo legal, embora raramente se cumpra na prática, estabelece um teto de 54% do orçamento no gasto com pessoal.

 

Só na folha

Em entrevista à TV Santa Cruz, por exemplo, o prefeito Jabes Ribeiro apresentou um dado alarmante: dos mais de 500 funcionários lotados na secretaria de Desenvolvimento Urbano, apenas 40 efetivamente trabalham.

Onde estão os demais? – há de se perguntar a população da "terra da Gabriela". Resposta: Quem souber morre!

O fato é que nas duas principais cidades sul-baianas o poder público vem gastando quase 80% do orçamento com o pagamento de "servidores".

 

Teta vira cabide

Enquanto acha esse começo "bonitinho", porém, a comunidade torce para que os gestores não se rendam aos mesmos vícios de governos anteriores. Maus-costumes, aliás, bastante comuns nos quatro cantos do nosso Brasil.

Em favor da tão desejada governabilidade, prefeitos costumam desnudar as suculentas tetas do poder para que os oportunistas de plantão transformem a máquina pública no chamado cabide de empregos.

Fica sempre a expectativa – e a esperança – de que dessa vez seja diferente. Nesse sentido, Amém!

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (170 votos)

ONLINE
2


Partilhe esta Página

 

 

Cria a sua própria loja, experimente grátis por 15 dias